A vida não é justa, e daí! Tudo o que importa é quem você é!

Todos nós já ouvimos isso antes e provavelmente já falamos isso uma ou duas vezes em nossa vida: "A vida não é justa.” Embora isso possa ser verdade, a obsessão por esse ponto provavelmente não o levará muito longe.

Se você deseja prosperar e alcançar algum sucesso, deve aprender a mudar seu foco do fato de que a vida não é justa para a coisa mais importante que afeta o seu sucesso pessoal, e é você mesmo. Ao se concentrar em quem você é, acaba por desenvolver a capacidade de canalizar seu poder para o progresso e, finalmente, para algo mais positivo.

 



Desenvolver autoconsciência

Para explorar suas habilidades, você precisa saber quem você é. A autoconsciência é um sistema de reflexão que nos permite desenvolver uma profunda compreensão de nossos pensamentos, sentimentos, desejos, motivações, comportamentos e ações interiores. É através da implementação de um processo regular de análise que nos proporciona entender como estamos pensando e sentindo, o que está dirigindo nossos desejos e motivações e o que está por trás das ações que nos dá o poder de fazer mudanças dentro de nós mesmos.

Algumas pessoas não conseguem fazer este processo sozinhas e outras não conseguem aprofundar em certas questões que as levam para experiências dolorosas demais. Nesses casos, sugerirmos o auxílio de um psicólogo que é o profissional especializado para dar o suporte necessário à questões mais difíceis ou a pessoas mais resistentes.

Quando somos capacitados com as informações necessárias sobre nós mesmos, podemos começar a identificar padrões em nossos pensamentos e comportamentos que não estão nos servindo e fazer alterações nesses padrões de uma maneira significativa que nos move para frente (Waters, 2013).

 

Acredite em suas habilidades

A crença de que você é capaz (mais capaz do que imagina) é essencial para  explorar o poder dentro de você. Quando você entende o que é capaz de fazer, é mais provável que se coloque em situações e se arrisque, aumentando as chances de obter mais resultados favoráveis.

A autoconsciência pode apoiar significativamente esse processo, conscientizando-o de seus pontos fortes, fornecendo informações críticas sobre suas habilidades. É esse conhecimento de seus pontos fortes que pode ajudá-lo a superar desafios e progredir em direção a seus objetivos. Aqueles que têm um alto nível de confiança em suas habilidades têm maior capacidade de gerenciar o estresse e são mais resilientes diante de traumas (Cherry, 2020).

Encontre seu "Por que"

Ao lidar com dificuldades, lembra-se do "porquê" ou do “objetivo” de estar perseguindo algo que pode estar gerando esta dificuldades. Seu obejtivo é a espinha dorsal necessária para oferecer apoio quando a vida  lhe parecer injusta. Encontrar o seu "por que" serve como motivação em meio ao desânimo que o sentimento de injustiça pode trazer.  O objetivo por trás daquilo que você está buscando ou lutando, é o que  o energizará, manterá o foco e garantirá que você não pare até atingir seu objetivo final (Cherry, 2020).

 

Estabeleça metas para si mesmo

Estabelecer metas é outra maneira de focar mais em si mesmo do que nas circunstâncias, de maneira a produzir resultados paupáveis. O estabelecimento de metas deixa o seu objetivo mais acessível, pois permite que, através da sua análise ele possa ser dividido de maneira a torná-lo mais viável e gerenciável.

Isso permite que os seus esforços e sua energia sejam melhor investidos, porque o objetivo pode ser conquistada pouco a pouco. Então, à medida que o sucesso é alcançado em cada uma das metas menores estabelecidas, aumenta-se a confiança e ganha-se motivação para a conclusão da meta maior. Isso continua a alimentar sua motivação interna até que a meta maior seja alcançada, impulsionando o progresso (Cherry, 2020).

Ás vezes não há maneira de evitar algumas injustiças, mas se você gastar mais de sua energia observando o poder e as habilidades que possui, poderá aproveitar o que precisa para vencer desafios e superar adversidade. É quando reconhecemos a força dentro de nós mesmos que nos tornamos verdadeiramente poderosos.

 

Referências

Cherry, K. (2020, January). Use these 10 tips to improve your resilience. Verywell Mind. https://www.verywellmind.com/ways-to-become-more-resilient-2795063

Waters, B. (2013, May 21). 10 traits of emotionally resilient people. Psychology Today. https://www.psychologytoday.com/us/blog/design-your-path/201305/10-traits-emotionally-resilient-people

 

 


Comentários