Se você acredita que é uma vítima na vida, sempre será!

 



Na vida passamos por uma série de desafios. Ás vezes você os vence, superando-os;  às vezes você falha, pelos motivos mais diversos. A maioria das pessoas se adapta aos desafios da vida e entende que esses desafios os ajudam a crescer mesmo quando falham. Mas se você acredita que é vítima das circunstâncias da vida, se sentirá vítima mesmo quando tiver conseguido alguma conquista.

Sentir-se como vítima geralmente começa cedo e talvez seja desencadeado por algum trauma. Quando criança, algumas situações podem ser impostas a você, injustas, difíceis ou prejudiciais. Quando adulto, uma série de perdas pode levar à sensação de que você tem pouco controle sobre sua vida.

A falta de controle é uma marca registrada de quem se sente uma vítima. As vítimas acreditam que são impotentes para mudar, melhorar ou superar os obstáculos da vida.

As vítimas se sentem desamparadas. Eles geralmente se sentem presas às circunstâncias e acreditam que não são capazes de superar sua situação. Esses sentimentos podem fazer com que uma pessoa desista de si mesma, de seus sonhos e objetivos de vidas.

De acordo com o Psychology Today, um grupo de psicólogos e pesquisadores, as crenças que uma pessoa tem,  afeta diretamente como elas  lidam com os desafios da vida. Esses especialistas identificaram certas crenças que levam ao comportamento da vítima.

 - Por que tentar? Eu nunca ganho.

-  Não confio em ninguém.

·         - Eu não posso

       - Todo mundo é melhor que eu.

 

Por que tentar? Eu nunca ganho.

Todo mundo perde às vezes. Mesmo uma equipe esportiva com uma temporada perfeita raramente tem mais de uma temporada perfeita consecutiva. Na vida, assim como os esportes, você pode perder algumas vezes e ainda ganhar o prêmio no final. Mas se você deixar suas perdas ofuscarem suas realizações, poderá começar a acreditar que suas vitórias não são reais ou substanciais. Quando você se vê como alguém que sempre estará perdendo, não vale a pena tentar nada, e o que você perde é a oportunidade de vencer.

Não confie em ninguém.

As vítimas não confiam em ninguém. Eles acreditam que todo mundo está contra elas ou tentando prejudicá-las. Até mesmo insultos inocentes de outras pessoas são percebidos como dano intencional. Embora nem todos na vida estejam dispostos a aceitar e ajudá-lo, a maioria das pessoas não passa o tempo todo tentando prejudicar outras pessoas. Acreditar que você não pode confiar em ninguém significa que você perderá a confiança e a aceitação de ajuda de pessoas que poderiam e o apoiariam. Sem apoio, você continua sendo uma vítima.

 

Eu não posso

Sentir-se impotente tira seu controle e a sua força de ação. Se você acredita que não tem controle, pode começar a se sentir vítima da vida. "Não posso" se torna uma profecia autorrealizável. Sua falta de compromisso com a mudança, sua recusa em aprender e crescer e sua incapacidade de aceitar seus erros como parte do caminho para o sucesso tornam tudo impossível. Essas emoções e crenças são muito incapacitantes e, consequentemente,  são  características de quem tem uma mentalidade limitada.

Não é que você não pode; é que você acredita que não pode!

 

Todo mundo é melhor que eu.

Acreditar que você é uma vítima eleva outras pessoas acima de você. Quando você dá a outras pessoas mais controle e poder  sobre sua própria vida, mais do que a você mesmo, então, sempre permanecerá uma vítima. Acreditar que todos os outros são mais inteligente, mais fortes e mais realizados do que você, o impede de tentar melhorar e aprisiona você como vítima. Até você acreditar em si mesmo, sempre será uma vítima.

 

A vida pode ser difícil às vezes. É possível falhar durante o processo de aprendizado e ainda alcançar seus objetivos. Mas se você acredita que é vítima da vida, sempre será. Permitir que outras pessoas tenham poder sobre você e abrir mão de seu controle o impede das oportunidades que a vida oferece para crescer, mudar e alcançar seus objetivos e desejos.

Comentários