5 maneiras de se tornar mais resiliente

A resiliência é uma característica de todos os indivíduos que já alcançaram algo que realmente val


e a pena. Ser capaz de superar as dificuldades, os contratempos e os obstáculos implacáveis ​​que a vida coloca em seu caminho é fundamental para o sucesso em tudo o que você procura. Infelizmente, a maioria dos indivíduos procura o caminho de menor resistência em todos os aspectos da vida. Evitar dificuldades e trabalho duro é incrivelmente atraente para a maioria.

No entanto, se você planeja se separar do status quo e realmente levar uma vida de realizações, a resiliência é uma obrigação. Resiliência não é uma característica com a qual as pessoas nascem, longe disso. Tornar-se resiliente é um processo e requer aceitar dificuldades e situações desconfortáveis.

Neste artigo, discutiremos 5 maneiras de se tornar mais resiliente em sua vida cotidiana, permitindo que você saia da sua zona de conforto e, finalmente, consiga objetivos mais elevados.

 

1)      Procure desconforto

Como seres humanos, temos uma tendência inerente a evitar desconforto. Fazer-nos fazer coisas difíceis e desagradáveis ​​não é nosso instinto natural, mesmo que a tarefa seja benéfica a longo prazo. Um dos hábitos mais importantes que você pode desenvolver quando se trata de desenvolver resiliência é realmente procurar desconforto aqui e ali.

O que isto significa? Pense nas coisas que você sabe que deveria estar fazendo, mas sempre encontre uma desculpa para evitar a execução. Talvez isso seja acordar cedo para se exercitar, ficar acordado até a noite para terminar tarefas importantes na escola ou no trabalho ou ter aquela conversa difícil que você está adiando. Você certamente está ciente das tarefas  desconfortáveis da sua própria vida que precisam ser realizadas para seu próprio benefício.

Simplificando, tornar-se resiliente envolve atacar voluntariamente o desconforto, em vez de inventar outra desculpa para adiar o que precisa ser feito.


 

2)                                                                                                              Imagem de ArtTower por Pixabay 

Solidifique seu "por que"

Ser resiliente é sinônimo de recusar-se a desistir. Dito isto, é fundamental ter uma convicção profundamente enraizada do por que você está fazendo algo. Reserve um momento para refletir sobre aquela coisa desconfortável que você sempre parece adiar. Em vez da dificuldade envolvida nessa tarefa, pense no raciocínio por trás dela. Se você quer se tornar resiliente, é essencial encontrar seu "porquê" por trás da superação de um obstáculo, ou o “porquê” está escolhendo percorrer uma estrada pedregosa ao invés de uma pavimentada.

Há muitos motivos para justificarmos uma atitude nossa, tanto “porquês” objetivos, quanto subjetivos. Procure clarear ao máximo seus “por quês”, assim será mais fácil se manter firme no seu propósito.

 

3)      Mantenha seu ego sob controle

Muitos de nós evitamos os desafios por medo de como os outros vão nos perceber. Ser rotulado como "difícil" assumiu ironicamente uma conotação negativa na sociedade de hoje. O que você precisa entender é que essa é a SUA vida, não um ensaio antes da coisa real. Além disso, você está aqui por um curto período de tempo e pode apostar que um dia, você olhará para trás e se arrependerá de não seguir o que queria por causa do que pensava. Resiliência e ego não coexistem muito bem. Portanto, ser capaz de abafar opiniões negativas de indivíduos de mente pequena é absolutamente necessário para manter um estado de resiliência.

 

4)      Não se coíbe do fracasso

Não entenda mal; o fracasso é uma parte inevitável e de vital importância da vida. Para se tornar hábil em literalmente qualquer coisa, há uma grande quantidade de falhas envolvidas. Da mesma forma, na busca de algo realmente interessante, contratempos e obstáculos são uma garantia.

Toda e qualquer ocasião em que você se recusa a deixar um erro ou revés interromper seu progresso, você está construindo resiliência. Quando você falhar use a situação como uma lição para falhar melhor da próxima vez. Tenha certeza de que, além desse último fracasso, o sucesso é merecido.

 

5)      A conversa interna é tudo

A maneira como você se comunica em seu ambiente mental deve ser positiva e compassiva, se quiser se tornar mais resiliente. Muitas pessoas passam a vida repreendendo-se a cada falha e erro e depois se perguntam por que outras pessoas falam com elas da mesma maneira.

Uma coisa certa no seu caminho para o sucesso é que uma grande porcentagem das pessoas em sua vida questionará e discordará de muitas das decisões que você precisa tomar e, em seguida, cantará louvores quando finalmente atingir o objetivo. Você deve ser uma voz de apoio e motivação para si mesmo durante os tempos difíceis. Ser capaz de manter sua resiliência depende muito de sua capacidade de manter uma conversa interna positiva.


Comentários