5 razões pela qual a adversidade é o seu maior presente na vida

A adversidade é definida pelo dicionário online Aurélio, como "infortúnio ou desgraça; algo que incomoda; desvantajoso". Embora ninguém goste de experimentar circunstâncias adversas, a adversidade pode desempenhar um papel significativo no crescimento e desenvolvimento pessoal, auxiliando na geração de habilidades e conhecimentos críticos. Dessa maneira, a adversidade pode ser um dos maiores presentes e aprender a lidar com ela pode resultar em vários benefícios.

 

Autoconsciência

Autoconsciência é a condição de estar consciente dos próprios sentimentos, motivos e desejos. Enfrentar o infortúnio e a calamidade cria oportunidades para os indivíduos refletirem sobre como se sentem com mais frequência do que quando as coisas na vida tendem a ser mais estáveis ​​e menos caóticas. Há algo na adversidade que geralmente faz com que as pessoas se sintonizem com o que sentem, o que querem e qual pode ser a força motriz por trás de suas ações ou respostas a uma determinada situação. Também há tempo para examinar quais ações ou decisões tomadas anteriormente podem ter contribuído para o resultado ou situação negativa atual.

É esse processo de reflexão durante uma calamidade que torna a essa prática mais natural e habitual. Eventualmente, é algo que pode ser implementado não apenas em tempos de adversidade, mas mesmo em tempos de estabilidade. É através do processo de reflexão contínua e subsequente melhoria e ajuste que o crescimento pode ser alcançado (Future of Work, 2017).

 

Paciência


A adversidade desempenha um papel crítico na construção da paciência. Normalmente, quando enfrentamos adversidades, ela não se resolve de forma rápida. Assim, passar por dificuldades que tendem a ser prolongadas ensina as pessoas a aguentar, aceitar o que não se pode mudar e construir caminhos para aquilo que pode ser alterado. Aprendemos a ganhar autocontrole sobre nossas emoções enquanto esperamos que a adversidade seja resolvida. Isso nos ajuda a desenvolver a paciência para que possamos enfrentar dificuldades no futuro, melhorando a qualidade das respostas de produzimos no futuro. (Hurd, 2019).

 

Resiliência

A resiliência mostra como somos capazes de nos recuperar dos desafios e dificuldades que enfrentamos na vida. Como se vê, enfrentar e superar as adversidades ajuda a criar resiliência. Um estudo com aproximadamente 2000 pessoas monitorou a saúde mental e o bem-estar geral dessas pessoas, por um período de vários anos. Os participantes foram monitorados por meio de pesquisas on-line e solicitados a listar eventos preocupantes, como divórcio, perda ou desastres naturais que ocorrem antes do início da pesquisa. Eles também relataram eventos adversos que ocorreram durante o período da pesquisa.

Os resultados do estudo mostraram que aqueles que haviam passado por dificuldades antes eram mais felizes depois. A psicóloga Roxane Cohen Silver, Ph.D. da Universidade da Califórnia,  observou que os indivíduos que foram desafiados pela vida tiveram a oportunidade de aprender a superar as adversidades, o que lhes permitiu desenvolver estratégias de enfrentamento, identificar redes de apoio e criar a confiança necessária para perseverar (WebMD, 2011).

 

Relacionamentos

Em tempos de adversidade, as pessoas geralmente percebem que precisam do apoio e da assistência de outras pessoas para passar por esses momentos difíceis. Embora a adversidade certamente possa sobrecarregar muitos relacionamentos, as pessoas geralmente acham que a adversidade cria uma base para que os relacionamentos também sejam fortalecidos.

Quando as coisas não estão indo bem, as pessoas geralmente precisam se reunir para ter ideias, recursos, força etc., como forma de ajudá-las a superar o obstáculo. Esse processo força as pessoas a se comunicarem, a enxergarem suas vulneráveis, a serem transparentes e a oferecer apoio a outras pessoas de uma maneira que, em última análise, aprimora a natureza e a força do relacionamento de modo geral (Future of Work, 2017).

 

Conhecimento

Enfrentar desafios e adversidades oferece às pessoas a chance de obter informações e habilidades. Quando confrontados com dificuldades, muitas vezes precisamos resolver problemas como um meio de superar as adversidades.

Isso significa realizar o trabalho de identificar o(s) problema (s), consultar os recursos, analisar possíveis soluções, selecionar e implementar opções. Esse processo não apenas ajuda as pessoas a aprender a resolver o problema em questão, mas também ajuda no desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas a situações futuras, como habilidades de resolução de problemas, habilidades analíticas, habilidades de pesquisa e outras (Hurd, 2019) .

 

A adversidade é uma dádiva porque nos ajuda a desafiar e a nos estender além dos limites que normalmente estabelecemos. É através da adversidade que somos capazes de desenvolver a autoconsciência, paciência, resiliência, conhecimento e fortalecer relacionamentos para nos ajudar a navegar com sucesso e bem-estar pela vida.

 

Referências

4 reasons to embrace adversity. (2017, June 21). Future Of Work. https://fowmedia.com/4-reasons-embrace-adversity/

Emotional well-being: The benefits of adversity. (2011, December 27). WebMD. https://www.webmd.com/balance/features/emotional-wellbeing-benefits-of-adversity

Hurd, S., & A.A. (2019, March 9). Why facing adversity in life can be good for you and how to get through hardships. Learning Mind. https://www.learning-mind.com/facing-adversity-in-life/comment-page-1/

 


Comentários