A importância da autoestima


 

Passamos muito tempo em nossas vidas julgando as coisas: “Isto está certo? Isso funciona? Isso é uma boa ideia?”.  Mas, o julgamento mais importante que você faz é quando se julga. Esse julgamento é conhecido como sua autoestima. Se você identifica que tem uma baixa autoestima, é interessante que leia este pequeno artigo com cuidado e carinho pois, melhorar sua autoestima e nutrir sua saúde emocional é vital para o seu crescimento psicológico.

 

Entendendo a autoestima

 

Quando você avalia seu lado emocional e cognitivo ou seus próprios valores e habilidades, está exercitando sua autoestima. A forma como você se julga tem uma tremenda influência sobre como você pensa e se sente, bem como age. Os psicólogos que estudam o comportamento humano e a cognição concordam que a autoestima é uma ferramenta útil para o trabalho deles, pois pode ajudar a prever resultados, incluindo satisfação nos relacionamentos, felicidade, realização geral, sucesso profissional.

 

As experiências em sua vida desempenham um papel vital no desenvolvimento de sua autoestima. Pais, responsáveis ​​e irmãos são a principal fonte de experiências quando você era bem jovem e, portanto, exerce uma influência considerável sobre o desenvolvimento da sua estima. Como os pais falam com os filhos, dão e retêm amor, suportam as dificuldades, reconhecem conquistas e estabelecem expectativas, desempenha um papel essencial na formação de sua autoestima desde muito cedo.

 

Mas sua autoestima continua a se desenvolver ao longo de sua vida. Seus sucessos e fracassos, independentemente da sua idade, informam com que severidade ou gentileza você se julga. Cada um de nós tem uma voz interior que repete as muitas mensagens que ouvimos ao longo de nossas vidas, tranquilizando ou punindo-nos por nossas várias ações.

 

Outros fatores que influenciam sua autoestima ao longo do tempo incluem o sucesso ou fracasso de vários relacionamentos e empregos, sua aparência física, seu status socioeconômico e até problemas de saúde emocional e mental que você possa ter.

Como a autoestima afeta sua vida

 

Quando você tem maior autoestima, é mais provável que tenha relacionamentos mais duradouros e saudáveis. Você pode confiar nos outros e valorizar a contribuição deles em sua vida. Alta autoestima também está correlacionada com estabilidade emocional, consciência, segurança e confiança em si mesmo.

 

Baixa autoestima pode levar ou agravar a problemas como depressão ou ansiedade, isolamento social e solidão. Aqueles com um baixo julgamento de si mesmos são mais propensos a sentir estresse crônico, o que pode levar a problemas de saúde física. Baixa autoestima pode causar problemas nas suas interações com outras pessoas, incluindo parceiros românticos, amigos e chefias. Aqueles que lutam com sua baixa autoestima podem ter problemas profissionais, enquanto tentam compensar seu baixo senso de confiança em suas ações e decisões, além do alto nível de importância atribuída ao julgamento dos colegas de trabalho.

 

Alguns sinais comuns de uma pessoa com baixa autoestima incluem ser perfeccionista, culpar-se por tudo, comparar-se com os outros, recusar-se a aceitar elogios e ter medo do fracasso. Tudo isso pode ter graves consequências para os seus relacionamentos. Sem contar o mal estar consigo mesmo ocasionado pelo julgamento rígido e negativo

 

Em algumas pessoas, a baixa autoestima resulta em comportamentos autodestrutivos ou de autossabotagem. O abuso de substâncias psicoativas (drogas lícitas ou ilícitas) é maior entre aqueles com baixa autoestima, assim como as ações que permitem evitar decepções ou possíveis ferimentos. Manter um relacionamento abusivo também é característico de pessoas com baixa valorização de si mesmas.

 

A espiral de baixa autoestima é um ciclo vicioso. Você tem opiniões negativas sobre si mesmo, o que leva a formar expectativas negativas sobre o que acontecerá em sua vida. Quando essas coisas se tornam realidade, reforça sua baixa autoestima, aumentando suas chances de fracasso. Isso leva a culpar a si mesmo e a estima ainda mais baixa.

 

Pensamentos finais

 

Ter um maior senso de autoestima é vital para atingir seus objetivos na vida, ser feliz com o que você tem e aprender a respeitar a si mesmo e a seus talentos. Embora parte de nossa estima provenha de experiências iniciais, você continua desenvolvendo essa construção ao longo do tempo, o que significa que nunca é tarde para melhorar sua autoestima.

 

#omaioramordasuavidaévocê


Comentários