5 sinais de baixa resiliência


Ter que dar más notícias a alguém pode ser difícil. Ouvir más notícias também é difícil. Algumas pessoas são resilientes. Eles aceitam más notícias, as processam e se recuperam ou vão além. Outras pessoas têm baixa resiliência. Eles não aceitam más notícias o que pode  torná-los incapazes de lidar com os problemas. Como você sabe se você ou alguém com quem se importa tem baixa resiliência? Os psicólogos identificaram esses cinco sinais de baixa resiliência:

1) Irritabilidade e reação exagerada

2) Pensando em problemas

3) Problemas para dormir

4) Estresse persistente

5) Abuso de substâncias psicoativas

 

1) Irritabilidade e reação exagerada

A baixa resiliência é frequentemente caracterizada por irritabilidade e reação exagerada. Pessoas que permitem que pequenos desconfortos e aborrecimentos os deixem irritados não estão lidando bem com o estresse da vida. Pessoas resilientes gerenciam o estresse e concentram sua atenção no que podem controlar e mudar. As pessoas com baixa resiliência não estão no controle de si mesmas e não acreditam que possam fazer mudanças positivas; portanto, ficam irritadas sempre que a vida fica estressante.

A reação exagerada faz parte da irritabilidade da baixa resiliência. Em vez de dedicar algum tempo para refletir sobre a situação e encontrar uma maneira de superar um desafio, as pessoas com baixa resiliência costumam gritar, bater portas, ameaçar e dramatizar demais as situações. Como eles não entendem como se controlar e fazer mudanças positivas, exageram, geralmente culpando os outros.

2) Pensando em problemas

Outro sinal de baixa resiliência está em como a pessoa enxerga  seus problemas. Você ou alguém que você conhece sempre tem algo negativo a dizer sobre a vida deles? Não importa quão emocionante, divertida ou feliz seja uma situação, as pessoas com baixa resiliência encontrarão algo negativo sobre ela. Frequentemente descartam boas situações, considerando-as temporárias e concentrando-se em problemas passados ​​ou se preocupando com problemas futuros.

Pessoas com baixa resiliência usam seu tempo para se concentrar no que consideram injusto ou errado em sua vida, em vez de usar sua energia para fazer mudanças positivas. Quando confrontados com um desafio, eles respondem assumindo que é apenas mais um problema que não podem superar. Você pode ver sinais de baixa resiliência nas pessoas quando elas listam continuamente suas falhas ou falhas de outras pessoas, usam falhas do passado como desculpa para as circunstâncias atuais e sempre têm algo negativo a dizer.

3) Problemas para dormir

A baixa resiliência geralmente leva a problemas para dormir. Embora existam razões físicas pelas quais uma pessoa possa ter problemas para dormir, a baixa resiliência é uma reação mental e emocional ao estresse da vida. Pessoas com baixa resiliência podem não conseguir dormir porque estão preocupadas com a vida, as reações dos outros ou os desafios futuros que podem enfrentar. A baixa resiliência pode se somar a outros fatores e agravar a insônia, contribuindo para um aumento de mal-estar físico e mental.

4) Estresse persistente

O estresse associado à baixa resiliência pode prejudicar o corpo e a saúde física de uma pessoa. Como as pessoas com baixa resiliência mantêm o estresse em vez de processá-lo de maneira saudável, elas correm o risco de complicações de saúde a longo prazo, como depressão, doenças cardíacas e problemas de estômago.

Quando as pessoas não respondem bem ao estresse, aumenta seus níveis de inflamação e hormônios como adrenalina, noradrenalina e cortisol. Médicos da Clínica Mayo identificaram que hormônios elevados causam danos ao sistema imunológico de uma pessoa. Os hormônios do estresse enfraquecem o sistema imunológico de uma pessoa e a tornam mais suscetível a doenças persistentes, como resfriados e gripes. Níveis elevados de hormônios do estresse também podem danificar os vasos sanguíneos e outros sistemas do corpo, levando a doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes.

5) Abuso de substâncias psicoativas

A baixa resiliência pode levar a uma baixa autoestima e um sentimento de falta de controle, doenças crônicas, inflamação e dor e depressão. Pessoas com baixa resiliência podem tentar esconder esses sentimentos ou aliviar os sintomas usando álcool e outras drogas. Vários estudos apontam uma relação muito próxima entre o abuso de substâncias psicoativas (drogas) e o desequilíbrio na saúde emocional. O abuso de substâncias geralmente começa quando as pessoas tentam escapar, acobertar a forma como se sentem.

 

Podemos perceber que a baixa resiliência pode aumentar ou mesmo gerar problemas de personalidade, doenças crônicas e abuso de substâncias. Reconhecer os sinais de baixa resiliência é o primeiro passo para fazer mudanças positivas para melhorar sua vida.

#desenvolvimentopessoal

#opoderdaresiliência

#façaterapia


 

 


Comentários